Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2008

Feliz 01 de janeiro de 2008???


Algum dia parou pra pensar porque o ano tem 12 meses, dividido numa média de 30 dias? Se não se perguntou isso ainda, pergunte-se agora! O calendário utilizado na maior parte do mundo e em todos os países ocidentais é o Gregoriano, promulgado pelo Papa Gregório XIII no ano de 1582. Teve sua inspiração mais remota no calendário feito pelos egípcios que dividiram um círculo em 360° em 12 partes de 30°. O problema, é que a divisão do espaço não é uma medida de tempo e um calendário é um instrumento para medir o tempo, além do mais, os meses têm períodos com diferentes medidas: 28, 30, 31 dias e, de 4 em 4 anos, 29 dias, ou seja, suas unidades mínimas (meses) são irregulares e isto faz com que tenhamos uma percepção distorcida do tempo. Logo, nossa contagem do tempo não condiz com o real tempo do planeta Terra. E no que isso nos diz respeito afinal? Muito, já que vivemos nesse planeta e estamos submetidos aos mesmos ritmos e ciclos de toda natureza. Essa assincronia na qual vivemos hoje é a principal causa de estarmos destruíndo nosso planeta, já que nos alienamos dos seus ciclos e não sentimos "na pele" a necessidade preservar, a não ser quando alguma catástrofe natural acontece. Ela é também um dos principais motivos de doenças (psicossomáticas), pois os ciclos que regem nosso organismo estão sendo ignorados, nossa própria essência.
Temos uma alternativa que nos traria de volta a essa sincronia: um Calendário, baseado no ciclo da Lua, com 13 meses, de 28 dias cada, subdivididos em 4 períodos de 7 dias/noites. Isso somaria um ano com 364 dias. Só que é preciso considerar também a rotação de 365 dias da Terra ao redor do Sol, que a Lua gira em torno da terra 13 vezes por ano e que essa rotação de 365 dias se divide de forma natural em 13 seqüências de 28 dias cada uma, mais um dia extra, que é conhecido como o fator mais um e corresponde ao dia 25 de Julho no calendário gregoriano, o "Dia-Fora-do-Tempo". Então teríamos um calendário com 364 dias, 13 meses, 52 semanas (4 cada mês), + 1 dia. Não será muito difícil nem custoso implantar esse "novo" antigo calendário, já que ele é até similar ao atual de 12 meses. Talvez os "donos do mundo" aqueles que detêm a maior parte do capital tenham mais medo de perder dinheiro do que comodismo, porém muito mais importante que isso é a nossa qualidade de vida e a saúde do nosso planeta. Você sabia que o ciclo lunar rege importantes ciclos na Terra? O plantio e a colheita, o ciclo menstrual, as águas (consequentemente todos os seres que possuem sua constituição abundante em água - nosso caso) e tantos outros são diretamente influenciados pela Lua. O ciclo solar, marcado pelos 2 solstícios e 2 equinócios também influencia nos ciclos da Terra, e ele estaria sendo contado dentro desse calendário, com pequenas flutuações de datas de um ano para o outro.
Com esse calendário, estaríamos novamente conectados a nossa Terra, revertendo muuuuito do triste quadro atual que se encontra o planeta. E para quem é cristão nem precisa ficar preocupado com suas festividades, pois metade das suas comemorações são baseadas no calendário lunar, enquanto a outra metade teria datas flutuantes no ano. Quanto aos outros calendários usados (judeu por ex.) já são baseados no ciclo da Lua, logo a adaptação seria ainda mais fácil. Esse "novo" calendário só nos somaria, expandindo nossa consciência para quem realmente somos, melhorando nossos valores, e pra completar ainda seria um instrumento de unificação dos povos.
Eu acredito nisso, e já pratico o calendário Lunar em paralelo ao Gregoriano. Se você também acredita passe a idéia adiante.
E se não acredita, sugiro que olhe no céu todas as noites e sinta o tempo passar...
Um abraço da falcoa... bons ventos! ~~~~

2 comentários:

Juliana Herbster De Marchi disse...

Querida Falcoa, achei lindo seu post, será q eu poderia algum dia colocar no meu fotolog? eu como vc, ,sigo tbm o ciclo lunar, mas é muito interessante os calculos matematicos q vc faz, eu não sabia do dia 25/07 é tudo muito interessante mesmo.

um grande beijo no seu core

no dia do niver da Ana entra a lua Crescente..=)

Luciana Onofre disse...

Bons ventos para você também.
Agradeço sua visita ao Pan Dea.

Visite "Crianças Pagãs"

http://criancapaga.blogspot.com/

Bênçãos Deles,

Luciana Onofre