Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2008

2 de fevereiro de 2008, dia internacional das comemorações


Em 2 de fevereiro tivemos a comemoração de um dos 4 "sabás maiores" Lamas ou Lughnasadh - pela roda do Hemisfério Sul. Essa comemoração é de origem celta, comemora a primeira colheita, que ocorre no período entre Solstício de Verão e Equinócio de Outono (olhe a figura). Hoje, muitos pagãos comemoram esse dia como o dia do sacrifício do Deus Lugh, o Deus Sol, o Deus do Trigo, ele é em si o próprio trigo que se sacrifica em grão para alimentar seu povo. Mas com toda tecnologia agrícola de hoje, tem colheita de trigo e tudo o mais o ano inteiro... quem precisa comemorar Lughnasadh?! Tsc, tsc...essa comemoração não se restringe a apenas o ciclo agrícola. Lembremos que a força do Sol vem decaíndo desde o Solstício de Verão, e vai alcançar seu período mais fraco um pouco antes do Solstício de Inverno (sem deixar de passar pelo Samhaim, chamado tb de Halloween), quando renascerá e tornará a ganhar força até o próximo Solstício de Verão... e a roda vai assim, girando. Então nesse 2 de fevereiro foi mais um passo de nosso querido Deus, seja lá que nome vc dê a Ele, na sua viagem ao submundo, ou a morte simbólica do Sol. Claro que em regiões subtropicais e temperadas isso é "sentido na pele" muito mais do que aqui no nosso Brasilzão tropical equatorial... mas as consequências desse ciclo astronômico do Sol não deixa de influenciar na vida das pessoas e de outros seres vivos, inclusive no ciclo agrícola. Nós temos tecnologia, mas nada supera a Natureza, repare bem no mercado a abundância das frutas da época da sua região!
O engraçado nesse ano de 2008 foi a coincidência de 3 festividades religiosas: o sabá de Lugnasadh, a festa de Iemanjá e o 1º dia de Carnaval! Eu fico aqui imaginando, para os pagãos que acreditam firmemente na "Egrégora das comemorações", esse deve ter sido um dia conturbado!!! Já pensou?? Lugh de cá tentando bravamente resguardar seu espaço com neo-pagãos, Iemanjá de lá se valendo do espaço que tem na Bahia, e o carnaval comendo solto no país inteiro... se bem que, essa festividade católica é mais profana que qualquer coisa (dia de Reis - Quarta Feira de Cinzas e Quaresma... que agora é tudo festa!), mas não deixa de ter egrégora oras! hehehehe. Brincadeira gente, só pra relaxar um pouco com esses conceitos absurdos que aparecem também em sociedades pagãs. Mas isso é assunto pra outro texto...
Por enquanto vamos agradecer porque a terra ainda é fértil e temos comida em nossas mesas, porque o Sol ainda nasce, nos aquece e nos alimenta, porque temos tempo para pensar e para agir, numa eterna dualidade do universo; "Graças aos Deuses".
Bons ventos ~~~~~~

Um comentário:

Ana Luiza disse...

...e agradecer por podermos sentir,comemorar,essa festividade!
A noite de Lamas foi quente e clara,com nuvens bem baixas,algo raro nesse último verão do sudeste,tão frio e chuvoso.
:)