Bem, eu tenho dito e falo... perdemos a conexão com muita coisa com esse exagero de valor que damos ao racional ocidental.
Hoje eu venho aqui falar de uma das maiores perdas que viemos sofrendo: a perda de conexão com nosso próprio corpo. Primeiro veio a "Santa" Igreja Cristã negando o corpo, como se fosse algo sujo e pecaminoso, depois a ciência, tapando nossos sentidos nos enchendo de drogas químicas, virtuais, psicológicas e agora só temos olhos para seus dogmas. Deu no que deu: não conseguimos ouvir nem o que nosso próprio corpo está dizendo, não sabemos sequer traduzir o que sentimos, nossos "sintomas". Essa discussão dá "pano pra manga", eu gostaria de falar mais sobre isso, mas por agora vou me deter num assunto, o nosso ciclo menstrual.
Foi martelado na nossa cabeça durante séculos, a ladainha da igreja (não apenas a católica) que a mulher é suja quando menstrua. Nada mais mentirosa que essa afirmação, o sangue é sagrado. O sangue menstrual não é sujo, não devemos ter nojo ao entrar em contato com ele, ou senão nunca lavaríamos uma roupa íntima nem mesmo no período fora da menstruação.
Muito importante é entender que no seu período menstrual, ou lunar (lunar porque o ciclo menstrual é como o ciclo da lua, percebam!) a mulher está mais sensível, mais conectada com a Terra, e também com mais poder! É um período delicado, quando a mulher deveria cuidar de si mesma, recolher-se (não no sentido de se isolar completamente, mas cuidar aonde vai e com quem está), e sentir mais do que nunca O QUE SIGNIFICA SER MULHER. Quando essas pequenas atenções consigo mesma não são observadas ou a mulher nega seu período menstrual, aí pode decorrer uma série de problemas, e o mínimo deles é a famigerada TPM, que não é nada mais que uma mulher descuidada e desconectada com seu próprio corpo.
O ideal seria que neste período pudéssemos tirar um tempo extra para nós mesmas, e eu bem sei que nesse rítmo de vida que temos na urbes não é nada fácil, mas é necessário.
Aprendi uma maneira de fazer isso da forma mais prática e completa possível, e em vez de ser um transtorno, a menstruação tornou-se um momento de prazer, um momento só para mim. Meus sinceros conselhos:
-Não "caia na gandaia" e descanse bem durante esse período;
-Tome banhos de ervas;
-Preste atenção como se sente nesse período durante as diferentes fases lunares;
-Faça pequenos trabalhos manuais/criativos (costurar, arrumar o guarda-roupa, escrever, varrer a casa, molhar as plantas - mecher com a terra é muito bom - etc);
-Use absorventes feitos de tecido natural.
Sobre este último tópico eu quero falar mais. O uso desse tipo de absorvente é uma forma de cuidar melhor do corpo, porque o absorvente comum é feito de um material que causa danos a nossa pele e mucosa, contém resíduos, do próprio processo industrial, contribuindo para várias doenças ginecológicas: desde a simples candidíase até um câncer de colo de útero. Além de que deixa a gente assada em dias quentes e há rumores que eles contêm substâncias que fazem nosso sangramento aumentar, assim nos obrigando a continuar comprando mais...
Mas não é só a nós mulheres que esse absorvente de tecido é benéfico. É benéfico também a maior das mulheres, a mãe Terra, pois é reutilizável e biodegradável. Enquanto os absorventes descartáveis comuns não se degradam e ficam por milênios poluindo o planeta... e não é pouca coisa não!!! Imagine que apenas nos Estados Unidos são jogados fora 12 bilhões de absorventes e 7 bilhões de tampões por ano! Multiplicando isso pelo restante do mundo... é muita poluição, só de absorventes!!!
Então já que existe uma alternativa fácil, mais barata, ecológica e saudável pra usarmos, o que estamos esperando????
Vejam mais informações neste site (que vende esses abiosorventes): http://www.coisasdemulher.com.br
E se quiserem fazer, como eu estou tentando (na foto meu 1º abiosorvente!!), acessem o site: http://ellenvicious.multiply.com/journal/item/25/Como_Fazer_um_aBiosorvente
Abraços mulheres!!!!
~~Bons Ventos~~
2 comentários:
Oi, gostei do texto, muito informativo, adoraria saber um pouco mais de como fazer este aBiosorvente, um abraço.
necroart@hotmail.com
Postar um comentário