
Maeve(que significa "aquela que intoxica"),rainha de Connaught,um dia apostou com seu marido(Maeve teve muitos maridos,assimm como muitos amantes,e deixava isso sempre bem claro a todos) quem era o mais rico.Ora,pra Maeve ser considerada a mais rica,faltava uma coisa apenas;o bufalo marrom.Maeve tentou comprá-lo,mas devido a trapaças,o bufalo foi vendido ao rei de Ulster(e ex-marido de Maeve).Maeve então juntou suas tropas e marchou para o Ulster,para roubar o búfalo.
Os homens de Ulster estavam sofrendo as pragas de Macha,então Maeve era vitoriosa até surgir o guerreiro Cuchulain,que era protegido por Morrighan,não sofrendo das pragas de Macha e derrotando todo oponente que encontrava.
Após muitas mortes e devastação,Cuchulain encontrou a rainha Maeve,que estava se "aliviando de cólicas menstruais";mas a beleza de Maeve era tãeo inebriante,ela era uma força tão poderosa,que Cuchulain ao invés de matá-la(acabando assim com a guerra),decidiu ir embora e com ninguém mais lutar.
Maeve conseguiu o búfalo-a preço de muitas mortes e prejuízo para os dois lados da guerra,de modo que poderia se dizer que nenhum lado foi vencedor-e o levou para Connaught.
Na manhã seguinte a sua chegada,a própria Maeve matou o precioso bufalo marrom.
Maeve representa o orgulho.Não em seu sentido perjotativo;mas o orgulho que nos torna leais a nossas próprias vontades.
Ela representa a paixão que move a vida,e que enfrenta tudo afim apenas de ser consumida.
O mesmo fogo que aquece o lar,é aquele que consome e destróe o que estiver ao seu redor.
Ela é a força que faz termos vontade de mudar,de moldar,para conseguirmos enfim o que todos queremos:a sensação,mesmo que momentânea,de felicidade.
Ao mesmo tempo que parece cruel,é forte,corajosa,admirável.
Ao mesmo tempo que parece imprudente,é leal a si mesma,e por isso,poderia se dizer sábia.
Todos nós desejamos que nossas vontades se concretizem;mas nos rendemos realmente a elas?Estamos dispostos a enfrentar tudo(e todos)pelo que desejamos?E estamos prontos para a conseqüência de tudo o que desejamos?
Beltane(a festa do fogo)reprenta a fertilidade,o encontro do Deus e da Deusa,quando se unem em amor e a terra prospera.Embora a mitologia celta não tenha claramente uma deusa que representa o amor,a energia de Maeve pra mim é clara(e forte) nessa época.
Não é uma questão de força-desejo sexual;é aquilo que queima em nós.É quando podemos realmente olhar pra dentro e nos perguntarmos:o que nós queremos?
3 comentários:
Adorei! qntos ensinamentos!!! Vou ler de novo para refletir melhor!
Estva lendo e me recordando do livrinho verde q vc me enprestou tempos atrás..
o texto é lindo como sempre!
Existem algumas perguntas q eu não consigo responder..não sei se é inferno astral, mas me sinto perdida..de mim mesma..
amo vc maninha!
bjkas!
Olha a rainha de ouros aew aparecendo rss :)
Postar um comentário