Páginas

sábado, 31 de dezembro de 2011

Lua da Benção - janeiro 2012

Esse calendário é apenas uma sugestão para os pagãos que seguem a "roda do Sul". Esses nomes foram inspirados numa adaptação do calendário druídico para o hemisfério Sul, feito pelo pessoal do site http://www.templodeavalon.com. Alias, adaptação muito bem feita, diga-se de passagem. Nesse calendário eu marco as celebrações solares, os ciclos lunares, e agora os dias das semanas e sua correspondência com a mitologia romana e nórdica. Podem divulgar sem pedir licença, e lembrar que o calendário está sujeito sempre a colaboração e críticas.
Atenção para o detalhe que os horários das lunações, são horários astronômicos de transição de uma fase para outra, a Lua não estará necessariamente aparecendo no céu no momento.
E para quem está sem entender a "Lua" do dia 22, a lua escura, leia esse post
~~~~~~~~ ~~~~~~~~ ~~~~~~~~ ~~~~~~~~ ~~~~~~~~ ~~~~~~~~ ~~~~~~~~ ~~~~~~~~
Se fôssemos agricultores, durante esse mês estaríamos pedindo aos deuses para que abençoassem os campos para conseguirmos uma boa colheita na próxima lunação, a primeira grande colheita.
Hoje não plantamos (dependemos que alguém plante por nós) e muito dos produtos que chegam à mesa da maioria de nós da cidade, desprendeu-se de tal forma dos ciclos naturais da terra que não importa muito qual época do ano seja (a não ser que você consuma produtos orgânicos).
Porém, -- agora você deve estar pensando que vou falar para pedirmos bençãos sobre nossas "colheitas pessoais e blablabla -- estou convencida de que como terráqueos que nós somos, e mais, terráqueos do hemisfério Sul, estamos diretamente afetados pelos ciclos naturais.
A Natureza continua aí vibrante e próspera nessa época de abundância, o Sol do Verão está brilhando mais forte que qualquer outra parte do ano, os ciclos lunares continuam a reger as marés, a agricultura, e todos os líquidos em geral (quantos por cento de água temos no nosso corpo... 70%?)
E o que eu estava falando sobre a agricultura não-orgânica mesmo? Ah, ela se desprendeu dos ciclos naturais um bocado né... e se o Sol soltar aquelas explosões solares fabulosas, será que vai afetar algo? Mas e se um super míssil explodir a Lua? E se apenas chover menos que o esperado? Será que vai nos afetar?! É, a tecnologia ainda não foi capaz de separar o ser humano da Natureza. E se esse dia chegar, eu não quero mais existir.
O que quero dizer afinal, é que ainda que tenhamos virado "brux@s urbanos" isso não nos desvincula dos ciclos naturais, e para gente com nossa visão de mundo, é importante conectar-se a estes ciclos, seja como for.

Eu sou pagã, eu celebro os ciclos naturais do mundo no qual vivo, porque eu acho que isso é o que mais importa, para mim isso significa sagrado.

Nenhum comentário: