
No interior de SP há um costume no dia 1º de janeiro chamado de "Boas Festas" ou "Bom princípio de ano".As crianças acordam cedo(por volta das 6 h da manhã) e saem com uma sacolinha de mercado pedindo o "bom príncipio" ou "boas festas" de casa em casa,onde a maioria dos moradores distribui doces.
Apesar de parecer com o "trick or treat" americano,provavelmente advém dos costumes espanhóis ou italianos(aonde a bruxa distribuia presentes/doces as boas crianças por volta do dia 06 de janeiro,como a Luiza já postou anteriormente).
Mas por que distribuir doces/presentes no final do ano, se não somos cristãos?
Bem,o final do ano é quando no Brasil se tem o 13º,portanto,teoricamente,sobra alguma coisinha;devido aos feriados das "Festas" é quando a família arranja um pretexto pra se reunir e,principalmente,porque as crianças esperam um presente.
Não quero entrar na discussão sobre consumismo-sociedade-capitalista.As crianças são inocentes quanto a isso e esperam sim,um presente do papai noel ou sabe-se lá de quem.
Então eu sugiro que,como responsabilidade social que todos temos (lembrando da situação discrepante que nosso país vive),separemos um minuto,10 reais,ou qualquer capacidade que tenhamos e doemos de alguma forma,alguma coisa,para essas crianças(carentes) que esperam.
************************************************************************************
E quanto a questão: o que ensinarei ao meu filho comemorar nessa época?
Se o Natal na verdade nasceu como um Yule camuflado,o jeito é fazer um Litha camuflado de Natal;afinal,usaremos um pretexto para reunir a família e podemos agradecer pela primeira colheita e bençãos do ano.
************************************************************************************
Nosso blog acabou de fazer 4 anos.
É uma alegria pra mim,a amizade e parceria com a Luiza,assim como esse pequeno "trabalho" que é o blog.Embora os comentários sejam poucos,o acesso é grande,e espero que em algum momento tenha colaborado para a informação ou caminho do leitor.
E que venham muitos bons novos ventos!
Uhuu! Viva!!!
ResponderExcluirÉ uma honra e um prazer dividir passos e espaço contigo durante todo esse tempo que voou, sister! ^^
E vamos que vamos, nos nossos caminhos e na nossa amizade. =*