Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2008

Xamanismo


Aqui está o seminário que apresentei no meu teste oral no curso de inglês, o tema era livre, e não resisti a escolher o xamanismo como tema, apesar de só ter 10 min pra falar... em inglês!!! =P

Tirei muitas coisas de websites com os quais o conteúdo eu concordava e adicionei mais algumas coisas. Aí está o link desses sites (em inglês) para quem tiver curiosidade:

http://www.angelfire.com/journal/cathbodua/Shamanism.html

http://homepages.hawaiian.net/larryw/html/shaman.html

http://www.sacred-texts.com/sha/index.htm

PS: foto da minha "mandala" de equinócio de outono =D

O que chamamos de xamanismo?

Xamanismo é um sistema de práticas ancestrais. É baseado na crença que o mundo visível é influenciado por forças e espíritos que afetam a vida dos vivos. O xamanismo requer conhecimento especializado, xamãs não se auto escolhem, como padres na sociedade ocidental, mas são chamados para seu caminho pelos próprios espíritos ancestrais, e então treinados e reconhecidos por sua comunidade. Ainda, xamãs não se organizam em rituais integrais ou associações espirituais como os padres.


Enganos sobre o xamanismo

O xamã não é um índio curandeiro e xamanismo não é a religião dos nativos americanos. Aliás o conceito de religião não existia até uns 2000 anos atrás.

A sociedade xamã não era ignorante e bárbara. Eles conheciam muitas coisas sobre os fenômenos da natureza e ciclos astronômicos, usando esses conhecimentos para viver bem e em harmonia com o universo.


O que um xamã faz?

Um xamã é basicamente “aquele que sabe”; sabe como resgatar alma perdida, sabe curar, sabe o que pedras, ervas ou outras ferramentas sagradas podem fazer para nos curar e deixar-nos completos. E sabe também comunicar-se com o mundo espiritual e outras dimensões através de empatia ou telepatia, através de “jornadas espirituais”, que são mais do que encontros místicos com espíritos. Xamãs entram em transe para fins práticos, a serviço de sua comunidade.


Quais são as principais crenças do xamanismo?

Existem /existiam muitos tipos diferentes de etnias xamânicas no mundo. Cada uma com suas características, cultura e sistema próprios. Porém todas elas tinham certos pontos em comum:

1)”Em círculos”: o tempo não é linear, e existe simultaneamente em muitos planos ao mesmo tempo. Tudo se move em círculos: nossa vida, as estações, a Lua e a Terra em relação ao Sol, etc.

2)”Sobrevivência do conhecimento”: é importante que ensinemos, pois assim o conhecimento não será perdido e passará para as próximas gerações.

3)”Responsabilidade”: a responsabilidade de reconhecer que tudo neste planeta está vivo conectado. Eles vêem o mundo como uma grande teia onde o que você faz aqui afetará outros em toda parte.

4)”Educação”: nuca pare de aprender e continue desenvolvendo seus talentos.

5)”Honre seus ancestrais”: Se não fossem seus ancestrais, você não estaria aqui hoje. Respeite igualmente os mais velhos e novos da sua família.

6)”Respeito”: a Terra é nossa sagrada mãe. Tudo nela está vivo, conectado e relacionado. Podemos aprender com um animal, uma pedra, uma árvore... não somoss nem mais nem menos importantes que qualquer ser, devemos nos amar e respeitar como irmãos e irmãs.

7)”Limites”: estabeleça limites a você mesmo, e saiba até onde pode chegar, respeitando-se e tentando ser feliz com suas limitações.

8)”Espírito”: do Espírito você veio e ao Espírito irá retornar – a vida é eterna e cíclica.

9) “Conectado”: um xamã deve estar ligado a tudo o que acontece a sua volta, confiar nos sinais e em sua intuição.

10)”Memória”: um xamã é o guardião da memória, tradição, sabedoria e cultura de um povo. Ele é em si uma enciclopédia ambulante de conhecimento, cura e ajuda. Lembre-se de respeitar os Antigos, eles passaram a vida toda guardando o que é importante, nossa sobrevivência depende da memória.


Xamanismo hoje em dia – Xamanismo urbano

Atualmente o xamanismo está passando por fortes transformações. Não precisamos mais caçar, temos grandes avanços na Medicina, temos a ciência meteorológica, alta tecnologia... então por que precisaríamos do xamanismo?Basicamente o principal papel do xamanismo em nossa sociedade é reconectar-nos a nossa essência, à natureza de onde nós viemos, lembrar-nos por que estamos aqui. Ou seja... o xamanismo resiste ainda hoje para nos dizer que SOMOS UM.

2 comentários:

Ana Luiza disse...

Post maravilhoso!
Sem palavras:)
Parabéns querida.
Sei que ando relapsa aqui;mas que bom que deu um post tão lindo de presente ao blog!
Beijos falcoa!

Lu Falcoa disse...

Hahaha obrigada querida! Sempre que tenho uma chance eu posto algo... estou esperando seu post ;) Mas faça com calma, que sei q qndo vier vai ser O POST! =D
lembranças à Bahia mineira... rsrsrs ;)
beijaozao