Aqui está o seminário que apresentei no meu teste oral no curso de inglês, o tema era livre, e não resisti a escolher o xamanismo como tema, apesar de só ter 10 min pra falar... em inglês!!! =P
Tirei muitas coisas de websites com os quais o conteúdo eu concordava e adicionei mais algumas coisas. Aí está o link desses sites (em inglês) para quem tiver curiosidade:
http://www.angelfire.com/journal/cathbodua/Shamanism.html
http://homepages.hawaiian.net/larryw/html/shaman.html
http://www.sacred-texts.com/sha/index.htm
O que chamamos de xamanismo?
Xamanismo é um sistema de práticas ancestrais. É baseado na crença que o mundo visível é influenciado por forças e espíritos que afetam a vida dos vivos. O xamanismo requer conhecimento especializado, xamãs não se auto escolhem, como padres na sociedade ocidental, mas são chamados para seu caminho pelos próprios espíritos ancestrais, e então treinados e reconhecidos por sua comunidade. Ainda, xamãs não se organizam em rituais integrais ou associações espirituais como os padres.
Enganos sobre o xamanismo
O xamã não é um índio curandeiro e xamanismo não é a religião dos nativos americanos. Aliás o conceito de religião não existia até uns 2000 anos atrás.
A sociedade xamã não era ignorante e bárbara. Eles conheciam muitas coisas sobre os fenômenos da natureza e ciclos astronômicos, usando esses conhecimentos para viver bem e em harmonia com o universo.
O que um xamã faz?
Um xamã é basicamente “aquele que sabe”; sabe como resgatar alma perdida, sabe curar, sabe o que pedras, ervas ou outras ferramentas sagradas podem fazer para nos curar e deixar-nos completos. E sabe também comunicar-se com o mundo espiritual e outras dimensões através de empatia ou telepatia, através de “jornadas espirituais”, que são mais do que encontros místicos com espíritos. Xamãs entram em transe para fins práticos, a serviço de sua comunidade.
Quais são as principais crenças do xamanismo?
Existem /existiam muitos tipos diferentes de etnias xamânicas no mundo. Cada uma com suas características, cultura e sistema próprios. Porém todas elas tinham certos pontos em comum:
1)”Em círculos”: o tempo não é linear, e existe simultaneamente em muitos planos ao mesmo tempo. Tudo se move em círculos: nossa vida, as estações, a Lua e a Terra em relação ao Sol, etc.
2)”Sobrevivência do conhecimento”: é importante que ensinemos, pois assim o conhecimento não será perdido e passará para as próximas gerações.
3)”Responsabilidade”: a responsabilidade de reconhecer que tudo neste planeta está vivo conectado. Eles vêem o mundo como uma grande teia onde o que você faz aqui afetará outros em toda parte.
4)”Educação”: nuca pare de aprender e continue desenvolvendo seus talentos.
5)”Honre seus ancestrais”: Se não fossem seus ancestrais, você não estaria aqui hoje. Respeite igualmente os mais velhos e novos da sua família.
6)”Respeito”: a Terra é nossa sagrada mãe. Tudo nela está vivo, conectado e relacionado. Podemos aprender com um animal, uma pedra, uma árvore... não somoss nem mais nem menos importantes que qualquer ser, devemos nos amar e respeitar como irmãos e irmãs.
7)”Limites”: estabeleça limites a você mesmo, e saiba até onde pode chegar, respeitando-se e tentando ser feliz com suas limitações.
8)”Espírito”: do Espírito você veio e ao Espírito irá retornar – a vida é eterna e cíclica.
9) “Conectado”: um xamã deve estar ligado a tudo o que acontece a sua volta, confiar nos sinais e em sua intuição.
10)”Memória”: um xamã é o guardião da memória, tradição, sabedoria e cultura de um povo. Ele é em si uma enciclopédia ambulante de conhecimento, cura e ajuda. Lembre-se de respeitar os Antigos, eles passaram a vida toda guardando o que é importante, nossa sobrevivência depende da memória.
Xamanismo hoje em dia – Xamanismo urbano
Atualmente o xamanismo está passando por fortes transformações. Não precisamos mais caçar, temos grandes avanços na Medicina, temos a ciência meteorológica, alta tecnologia... então por que precisaríamos do xamanismo?Basicamente o principal papel do xamanismo em nossa sociedade é reconectar-nos a nossa essência, à natureza de onde nós viemos, lembrar-nos por que estamos aqui. Ou seja... o xamanismo resiste ainda hoje para nos dizer que SOMOS UM.
2 comentários:
Post maravilhoso!
Sem palavras:)
Parabéns querida.
Sei que ando relapsa aqui;mas que bom que deu um post tão lindo de presente ao blog!
Beijos falcoa!
Hahaha obrigada querida! Sempre que tenho uma chance eu posto algo... estou esperando seu post ;) Mas faça com calma, que sei q qndo vier vai ser O POST! =D
lembranças à Bahia mineira... rsrsrs ;)
beijaozao
Postar um comentário