Páginas

domingo, 5 de outubro de 2008

pagãos politizados





Bem, o que Paganismo e Política tem a ver afinal? Já ouvi falar por aí até em criação de um Partido Pagão, mas fora isso uma coisa não está necessariamente ligada a outra. Então é por isso que eu vou fechar os olhos pra o que está acontecendo nos trâmites políticos e deixar pra lá, porque como pagão minha obrigação é celebrar os ciclos da Terra e fazer um punhado de rituais mágicos? ?

Vejamos isso... Há miséria humana, há abuso e maus tratos às mulheres, há machismo, há preconceito com o "diferente", há violência banalizada, há preconceito com os pagãos (de uma forma geral) e outras crenças "pouco ortodoxas", há todo tipo de agressão e destruição à nossa Mãe Terra, há muita coisa terrível acontecendo! E são coisas que nos atingem direta e indiretamente, por isso é nossa responsabilidade também! Tudo isso é determinado pela Política, e quando falo Política não me refiro aos políticos apenas (a maioria só está atrás de um gordo salário fácil), me refiro a fazer política, e isso todos nós fazemos, mesmo que não gostemos de Política, mesmo se você cruzar os braços e só reclamar e não fizer nada (coisa não muito louvável, principalmente para um pagão que teoricamente seria uma pessoa com uma cabeça mais "aberta"), você já está contribuindo com sua parte na Política...

Mas talvez você indagaria: "mas como um pagão vai mudar o mundo?" Mudar o mundo não, mas mudando suas atitudes você tem uma grande chance de mudar o mundo à sua volta. O que me deixa mais triste é quando ajo a lutar por aquilo que acredito e vem alguém e diz "mas não adianta, seu esforço é à toa, tudo vai continuar a mesma coisa". Isso realmente me deixa triste, mas não me derruba! Eu prefiro fazer milhões de esforços "á toa" e ser aquilo que acredito a ficar a vida inteira infeliz me sentindo uma inútil. E isso tem tudo a ver com o Paganismo!! Talvez no Catolicismo (digo talvez porque não conheço profundamente), as pessoas estejam acostumadas a se conformarem com a realidade e "dar a outra face a bater", mas no Paganismo não! Nossos Deuses, nossa querida e maior mestra a Natureza, nos ensina a lutar até o fim! A sermos fortes independentemente da situação em que estejamos inseridos, nos ensina a pensarmos como um conjunto de indivíduos, num esforço comum de nos tornarmos melhores, e acompanharmos a evolução da Terra.

Um bom pagão sabe disso, e assim age. E mesmo quem não é pagão não tem desculpa, pois também faz parte do mundo, também tem poder de escolha e alguma influência, nem que seja nas suas próprias atitudes, ou senão está acabado como ser.

Eu poderia escrever isso a qualquer dia, escrevo agora pois hoje foi dia de ir às urnas de eleição. Exercemos hoje nosso "direito" obrigatório de votarmos em alguma pessoa que vá nos representar e agir por nós, certo? ERRADO! Não há no mundo ninguém capaz de agir por todos. Entendo que burocracia e leis são necessárias em uma sociedade, porém, não é por isso que vamos ficar esperando TUDO ser feito por nós, em nosso nome, sendo mais simples: não vamos esperar ser sancionada uma lei que determine que o lixo deve ser separado para separarmos o lixo, e assim por diante! E não apenas isso, temos que cobrar, MANIFESTARMO-NOS contra atitudes estúpidas e desrespeitosas como essa história de panfletagem e agressão sonora de carros de som!!! Se um político não está ligando para o bem - estar dos cidadãos nem na eleição, por que ele vai ligar depois? Quem, na face da terra, acha agradável um som de 100 decibéis a toda hora passando na sua casa, no seu trabalho, na sua faculdade... quem acha linda a cidade coberta de "santinhos" e panfletos sujando e entupindo os boeiros? Há uma lei que proíbe isso, e multa. Mas quem está ligando? EU ligo. E não voto em quem suja minha terra e meu ar. Não voto em quem me trata como mais uma "cabeça de gado". Ou seja, não voto, porque todos esses energúmenos "candidatos a qualquer coisa" fazem isso (isso e muito mais)!


você é pagão, é filho da Terra e do Céu, você é responsável também.


~~Bons Ventos para nos clarear as idéias!~~

Falcão Marrom.

2 comentários:

Ana Luiza disse...

O que falta nas pessoas é senso crítico;principalmente no Brasil,o comodismo se sobrepôs a vontade de mudança.
Para mudarmos o "cenário político" do nosso país,precisa haver uma grande mudança cultural,comportamental.E,como a falcoa já disse,isso começa a partir das nossas atitudes,de como lidamos com o meio!
Bons ventos de mudança para todos nós!

Juliana Herbster De Marchi disse...

belissimo texto querida!
Hail!

uma semana abençoada pra vc

bjão