Estou aqui eu, num domingo, fim da tarde ou começo da noite, conversando com um amigo sobre questões existenciais, enquanto, de pano de fundo ouço o ensurdecedor estouro de fogos, e um grupo realmente numeroso de pessoas a urrar o nome de seu time de futebol pelas ruas debaixo de uma grande chuva.
Isso é digno de reflexão. Por que, a favor de algo tão banal, como um jogo de futebol, sem nenhuma finalidade real, por que as pessoas se empenham tanto, de mobilizam e até mesmo se emocionam nessa desproporção???
Se fosse uma passeata contra a especulação de imóveis e sua consequente derrubada das matas nativas, não haveria tanta mobilização. Quem, "em pleno domingo de chuva" é doido de sair de casa? Mas é futebol? Ah, então a coisa já muda de figura...
Por que essa paixão, essa mobilização por um resulado de jogo e não pela situação indígna de trabalho que a maioria vive? Por que pelo jogo de futebol e não pela destruição de nosso ambiente? por que pelo jogo de futebol e não pela violência física/ psicológica/ espiritual que sofremos e pior, que muitas vezes infligimos?
É uma coisa que eu gostaria de entender... e não é que eu tenha nada contra futebol, isso acontece também em favor de aparições de bandas de rock ( e outros estilos), que é uma coisa que eu gosto. E também com outras coisas tão banais e passageiras quanto bandas ou futebol, que no fim das contas não vão fazer diferença em nossa vida, de "reles mortais".
Não sou melhor nem pior que ninguém. E até não me importaria muito com esse "estranho comportamento da massa", se a massa também se movesse pra coisas com algum "sentido".
Sei lá, eu não sei se o mundo foi sempre assim, mas este mundo me parece cada vez mais "nonsense". E nada engraçado... portanto, se não consegue se adaptar ao mundo adapte um mundo a você! Haja força de vontade!! rs
~~Bons Ventos a Todos~~
Nenhum comentário:
Postar um comentário