Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Solstício de Inverno

Dia 21 de junho, esta foi a noite mais longa do ano. Mesmo aqui nos trópicos, onde não se vê tão marcadamente a passagem das estações, ainda assim ela existe, na forma local. Não temos neve, não temos um frio rigoroso, nessa época temos chuva e temperaturas amenas. O capim é muito espesso, algumas ávores perdem folhagem, algumas outras começam a florecer por esta época, os sinais da terra são diversos. Mas o mais importante de se perceber, e o mesmo vale para todo hemisfério Sul nesta época, é que a força do Sol está no seu ponto mais baixo e com isso também a Terra está no máximo de sua retração, energeticamente falando. É como uma grande respiração, que a partir do Solstício de Inverno começa a expandir em energia, a té chegar ao seu máximo no Solstício de Verão.
Para quem não conseguiu acompanhar minha explicação vou postar aqui um dos mitos Celtas sobre o Solstício de Inverno, pois através dos mitos a gente entende sem precisar pensar muito... ora não sejamos ingênuos de achar que os antigos criavam mitos só pra contar historinhas!
"Nascimento do Deus Sol.
Desde Samhain que o Deus permanece no outro mundo, o dia tornou-se mais curto e Frio e a fauna e a flora dormem profundamente. No entanto a Deusa grávida pressente o momento de seu filho renascer. É Então, que na noite mais curta do ano, em Yule, que fecundado no fogo da terra, o ventre materno, o Deus sol renasce. Ele é o Filho da Deusa que lhe ofrece o seu reino ao Rei Sol ainda frágil, mas portador de promessas e esperanças… "
E porque a Fenix, na foto? Bem, a Fenix representa muito bem o "espírito" desta época: é a Fenix que renasce das cinzas, é a luz que brota da escuridão, é o ciclo de morte e renascimento que se repete em diversos mitos no mundo inclusive no conhecido mito cristão, do Natal - que nada mais é que o Sosltício de Inverno comemorado na data conforme o hemisfério Norte... se vc não sabia fique sabendo que o Natal é uma celebração originalmente pagã! rs ;) Só que aqui no hemisfério Sul as datas são invertidas.
Bem, essa é a essência do significado do Solstício de Inverno, uma das 4 estações da Terra. E é nela que vivemos, portanto nada mais importante que entender os ciclos da Terra, para que possamos entender uma boa parte de nós mesmos.

Nenhum comentário: