Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Handfasting - casamento pagão

A tradução de Handfasting ao pé da letra seria "juntar as mãos". O Handfasting é um rito pagão de origem celta-eslava, e até o século XVII, handfast era um termo que denominava contratos de casamento, reconhecidos legalmente.
Não existe uma regra de como deve ser celebrado o Handfasting. Geralmente, o casal amarra suas mãos com fitas ou cordões que simbolizam a união voluntária dessas duas pessoas. Também são trocadas alianças, outra simbologia de origem pagã. A celebração usualmente se dá em local aberto, em honra à Natureza e aos 4 elementos, na presença dos familiares e pessoas mais próximas ao casal e pode ou não ser oficializada por um sacerdote/ sacerdotisa.
O interessante desse tipo de cerimônia é que, diferentemente do ritual cristão, as duas pessoas não são declaradas "marido e mulher até que a morte os separe" e sim, "marido e mulher enquanto existir amor". Ou seja, o casal está unido por vontade e amor, e se esses um dia acabarem, não são obrigados a permanecerem juntos.

Curiosidades:
Originalmente, o "contrato de casamento" dura 1 ano e 1 dia, podendo o casal renovar seus votos se assim desejarem.
No Handfasting, não há restrições quanto ao gênero das pessoas que vão casar-se.
O Handfasting pode ser utilizado em outras cerimônias religiosas, não apenas em religiões de origem pagã.

Um comentário:

Eder Jules disse...

Aplaudo a ideia Bau, o amor é que deve reger nossas uniões e não a vontade (imposta) de uma religião que chama "guerra" de "santa".

Meus votos para que renovem anualmente esse amor e os desejos de futoro feliz e próspero a ambos.