Nesta Lua de maio teremos o Samhain, festival dos mortos, ou dos ancestrais, de origem celta. Esse momento é considerado o fim da roda do ano solar, poderíamos dizer que este é o "ano novo" pagão.
Aqui no hemisfério Sul acontece 1o de maio, enquanto no hemisfério Norte acontece 31 de outubro. Na verdade, era uma celebração que durava 3 dias: de 31 de outubro a 2 de novembro. Essa data deu origem à festa do Halloween, famoso dia das bruxas, em 31 de outubro. Podemos imaginar -- o que não seria nada surpreendente -- que a comemoração cristã do "dia de finados", em 2 de novembro, também tenha suas raízes no Samhain.
Nessa época, já não é mais verão, porém ainda não chegou o inverno. Estamos numa período de transição, quando o "véu entre os mundos” é mais tênue e a comunicação com outras dimensões está mais propícia.
Miticamente, isso se traduz na "morte" do Deus solar que começa sua viagem em direção ao submundo para renascer no Solstício de Inverno (julho).
Essa é uma boa época para nos conectarmos com nossos ancestrais, com entes que já partiram, e com todos que nos ajudaram a trilhar nosso caminho; seja uma divindade, ou uma entidade, ou um espírito, um guia...
Muitas datas sagradas pagãs tem um apelo lúdico e sensual forte -- o que não as faz menos sérias. Considero o Samhain de uma energia um pouco diferente, mais introspectiva. Acredito que não se deva temer a noite de Samhain, porém devemos lembrar que o véu está mais fino para qualquer ser espiritual, seja lá qual for a sua natureza. Eu aconselho aos seguidores do antigo caminho manterem-se sóbrios e evitarem excessos, para honrarem seus ancestrais adequadamente nessa noite solene.
~~Bons ventos~~
Um comentário:
Honrar seus ancestrais.Lembrar das suas raízes.Sempre será um dia introspectivo...
Postar um comentário