Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Reel das Bruxas


Texto de Sarah Lawless (O original em inglês pode ser encontrado na página: http://witchofforestgrove.com/2010/04/16/the-witches-reel)

Tradução de Falcão Marrom.


"Essa música tem origem na Escócia e é datada do ano 1591. As palavras são do julgamento por bruxaria de Earl de Bothwell Francis Stewart, que foi acusado de usar feitiçaria para tentar matar o rei James VI. Ele foi considerado culpado, mas fugiu do castelo onde estava capturado e causou todos os tipos de tumulto depois - como levantar pequenos exércitos para matar o rei - coisas como esta... Mas este reel é o que é interessante para mim. Lida na língua escocesa por alguém que não entende, essa música não significa muito, nem faz muito sentido em "Ring-a-ring a widdershins" que faz o ouvido de uma bruxa se animar. Mas há muito além, uma vez investigado e traduzido. Ouça a música aqui:



Tradução livre para o português:

Bruxa vá você rápido, bruxa, vai você
Se você não for mais rápido, deixe-me ir, bruxa
Circulando um círculo widdershins (sentido anti-horário)
Ligando as mãos de forma rápida e alegremente widdershins,
Esposas, velhas, mães e donzelas
Em volta nós vamos!

Bruxa vá você rápido, bruxa, vai você
Se você não for mais rápido, deixe-me ir, bruxa
Circulando um círculo widdershins
Girando (ou tecendo) facilmente e rapidamente
Cabelo esgalgado, saias a voar
Três vezes três!

Bruxa vá você rápido, bruxa, vai você
Se você não for mais rápido, deixe-me ir, bruxa
Circulando um círculo widdershins
Whirling (rotação) gritando alto, Widdershins
O Diabo pega o último (o mais distante)
Quem quer que seja!

Em primeiro lugar um reel é uma dança folclórica acompanhada por uma melodia e / ou uma canção. Em The Witches 'Reel as instruções para a dança são dadas na canção - e é uma dança de bruxa. A música é para ser cantada três vezes enquanto circulando sentido anti-horário, nove vezes no total, uma vez para cada verso, cada vez mais rápido. As bruxas não se dão as mãos enquanto dançam, mas dão-se os braços e giram em torno de si para pegar o braço da bruxa seguinte e assim por diante. Assim, uma pode ser deixada para trás, a última, quando a música acaba.



No julgamento de Earl no século 16, foi acusado de realizar este reel em um penhasco à beira-mar causando vento e tempestades ferozes, ameaçando o navio do rei que estava no mar. Imagino, sendo uma bruxa escocesa com boa leitura sobre folclore, que este reel widdershins serve para a abertura de uma porta de entrada para o submundo para chamar Nicnevin (também conhecida como M'Neven ou Gyre Carline, que significa 'ogra bruxa / giganta') , rainha de Elphame e da Corte Escura. Para os antigos celtas o mar era o submundo e ainda se pode encontrar traços de Nicnevin como uma bruxa do mar em contos populares, onde o mar é o seu domínio. Em lendas também é dito que quando você invoca a ela, você sabe que ela veio quando uma tempestade ou um vento feroz sobe. Sugiro também que a última pessoa que sobra no círculo é escolhida para, talvez, ser possuída por Nicneven ou comungar com ela para entregar suas mensagens para o resto do grupo. "Diabo" foi usado pelos escoceses para se referir a qualquer espírito maligno ou escuro, não necessariamente é o diabo cristão, como no feitiço de iniciação bruxas, de Orkneys. Alguns estudiosos afirmam que em reels como estes com possíveis origens druídicas, a última pessoa poderia ter sido escolhida para um sacrifício - mas isso não significa necessariamente que matá-la - mas, em vez serem escolhidos para uma tarefa possivelmente perigosa."


Nenhum comentário: