Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A Caçada Selvagem - Wild Hunt

Recapitulando para os que seguem o reconstrucionismo celta,Wicca ou curiosos(todos bem vindos!) : Dia 21 de junho,Yule,o nascimento do Deus,onde a Deusa sofre sozinha as dores do parto;a noite mais escura do ano e da onde o Natal foi surrupiado (pois no Hemisfério Norte normalmente cai no dia 21 de dezembro).

Provavelmente já abordamos esse tema anos anteriores...Este ano vamos olhar outro costume,a lenda da Caçada Selvagem (Wild Hunt),que equivale ao solstício  de inverno para os antigos escandinavos e germânicos.

Nesse dia, acreditava-se que havia uma grande cavalgada, guiada por Odhin e por Hel. Nessa cavalgada seguiam espíritos com seus cavalos e armas,num grande barulho.Ver essa comitiva passando,era sinal de mau agouro e até morte. Ou seja,nesse dia, os portais estariam livres para os espíritos (iluminados ou nãos) vagarem pelo mundo.Veja aqui a diferença: enquanto no Samhaim celebra-se os ancestrais,a visita dos entes queridos,nesse temos portais abertos e "livre passagem".(Talvez por isso fosse então tão perigoso avistar tal comitiva).

Portanto,vamos falar da "Lady of the Wild Hunt": Hella(Hel)
Hel é a deusa da morte,"metade viva,metade cadaver",que governa Helheim,o local de paz e silêncio onde os espíritos repousam após sua morte.Em alguns contos ela é tida como filha de Loki,uma idéia que eu considero cristianizada,já que então Loki,como um "demônio" para os cristãos teria criado a "morte".Além do mais,uma divindade que representa a morte para um povo,tende a ser mais "antiga",não algo criado/assimilado posteriormente.Seguem trechos de "Mitologia Nórdica":


"influenciados pelo Cristianismo, é que Hel aparece como filha de Loki. Foi Odhin que lhe deu a região de Helheim e o poder de reinar sobre nove mundos
diferentes. Sua aparência era estranha:metade do rosto semelhava ao dos humanos, a outra metade era negra; mas seu palácio tinha o mesmo esplendor do dos deuses. A cada recém-chegado ela designava seu lugar e, os mortos, segundo tudo indica,levavam vida calma e tranqüila"

(Obs 1: em "poder de reinar sobre os nove mundos" poderia significar o quão vulnerável cada criatura é a Morte)

Aqui ela aparece com outro nome:

Holde (Holle ou Berchta), propriamente falando é a deusa da Morte. Galopa com os bandos dos espíritos através dos ares; a neve é um dos seus dons. Visita as casas para recompensar ou punir. É provável que corresponda a Hel .

Helheim fica no "submundo",um mundo abaixo da Terra, ou seja,quando a Deusa do Submundo "cavalga"/reina,o inverno chega.

Obs 2: Podemos correlacionar aqui com os contos de diferentes mitologias como a grega e sumeriana,que,quando as deusas virgens descem ao submundo ,onde se tornam rainhas,a terra morre/adormece.Morte nesse sentido de não florescer,em que em locais tropicais se referem a extrema seca/estiagem e em locais frios equivalem ao inverno.

O que essa "descida" ao submundo e morte da terra representa a nós ,enquanto indivíduos,já que está mais do que presente em nosso inconsciente coletivo,visto que é um mito repetido em diferentes culturas e civilizações?

Não sei...sei que  espero ansiosa por bons sinais nesse dia 21 e que não enxerguemos nada de assombroso ;)

 

Um comentário:

Lu Falcoa disse...

É muito interessante essa comparação que vc fez do Samhain e do Wild Hunt. Interessante pq os Nórdicos não tinham a tradição de comemorar os sabás "maiores", como a Wicca chama, ou seja, o Samhain não era importante para os nórdicos como era para os povos celtas. Assim, o Solstício de Inverno não tinha exatamente o mesmo significado para esses dois povos. Então, aparentemente, alguns sentidos do Samhain dos celtas acontecem em parte no Wild Hunt dos nórdicos, só que em data diferente.

Aí cabe a nós pensar oq faz mais sentido para nós mesmos particularmente e nós como cultura. Eu estou mais acostumada com o sentido Celta, fui "educada" assim ... rs Mas dentro de mim, o Solstício de Inverno me parece ter mais esse "ar" de "entremundos", "transição", saca?