Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pião-roxo


Nome: Pião-bravo, pião roxo, pião-de-purga, pião-paraguaio, pinhão, mamoninho, purgante-de-cavalo. Jatropha gossypiifolia

Origem: México, América do Sul e Ilhas Caribenhas.

Características e Cultivo: Costuma florescer e frutificar facilmente em nossa região. Assim como as outras espécies de Jatropha, seu cultivo é facil, contudo costuma desenvolver-se melhor em solos férteis e pleno sol. Arbusto com até 87 cm de altura; folhas vináceas, 3,4,5-lobadas, com até 12cm de comprimento por até 9 cm de largura; flores vináceas; fruto verde com até 1,5 cm de comprimento. Pode alcançar mais de 3m de altura.


Utilizações e propriedades medicinais:  Uso Doméstico e Indústria: Óleo retirado das sementes serve para iluminação, fabricação de óleos lubrificantes, tintas e sabões. Propriedades medicinais: Hemorragias, feridas (uso externo e local); purgativo e diarreias (uso interno). Atenção: esta planta é venenosa e se ingerida em quantidades erradas é pode levar a óbito.




Propriedades mágicas: proteção, descarrego, abre caminhos, afasta negatividade.


É classificada em religiões de matriz africana como "erva forte", ligada às divindades como Ogum, Exu, Nanã e os pretos velhos.

Elemento: fogo



Sugestões de uso mágico:
- Macere as folhas, deixe de molho algumas horas em água fria, retire as folhas e se banhe com a água para banhos de limpeza e descarrego.
- Pegue alguns galhos e "bata" em torno da casa para afastar quaisquer energias ruins.
- Plante um pé de pião em frente da sua casa para afastar a inveja e o mau-olhado.



fontes:


Medicina Popular do Centro-Oeste - Waldomiro Bariani Ortencio


Nenhum comentário: