Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Alecrim

Nome: Alecrim, Alecrim-da-horta, Alecrim-de-cheiro, Alecrim-de-jardim, Alecrim-rosmarinho, Alecrim-rosmarino, Alecrinzeiro, Erva-da-graça, Libanotis, Rosmarino (Rosmarinus officinalis).

Existem dezenas de sub-espécies diferentes da família do alecrim espalhadas pelo mundo.

Origem: comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.

Características e Cultivo: O alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Pode florescer durante todo o ano.
É razoavelmente tolerante à seca e às pragas. Considerada de fácil cultivo para jardineiros iniciantes, gosta de solos pedregosos e arenosos. É facilmente podado em diferentes formas e tem sido utilizado em topiária.
Quando cultivado em vasos, deverá ser mantido de preferência aparado, de forma a evitar o crescimento excessivo e a perda de folhas nos seus ramos interiores e inferiores, o que poderá torná-lo um arbusto sem forma e rebelde.
Apesar disso, quando cultivado em jardim, o alecrim pode crescer até um tamanho considerável e continuar uma planta atraente. Pode ser propagado a partir de uma planta já existente, através do corte de um ramo novo com cerca de 10–15 cm, retirando algumas folhas da base e plantando diretamente no solo.
Deve ser plantado preferencialmente na primavera ou no verão o ideal é por meio de mudas, mas pode ser plantado através de sementes neste caso a planta demora bastante tempo para se desenvolve, deve se irrigar a planta levemente apenas quando o solo estiver seco a mais de 2 cm de profundidade.

Propriedades medicinais*: A medicina tradicional recomenda o alecrim como um estimulante à pessoas atacadas de debilidade, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.
Combate tosses persistentes e seu chá é também digestivo. Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfetantes e aromáticas.
É ainda relaxante muscular, ativador da memória e fortalece os músculos do coração, indicado para reumatismo, depressão, cansaço, gases intestinais, inapetência, cicatrização de feridas. Cientistas dizem que ramos de alecrim deveriam ser dependurados em oficinas e áreas onde crianças fazem tarefas escolares para um melhor funcionamento da memória.


Propriedades mágicas: purificação, proteção, alegria, memória, aprendizado, amor, amizade, cura.


Astro: Sol
Elemento: fogo

O alecrim é usado para purificação, em diversas religiões, desde a antiguidade. Na prática mágica ela é do tipo de erva "pau pra toda obra", pois suas utilizações são as mais variadas,

Sugestões de uso mágico:

- Proteção:
  1. Faça um grande ramalhete de alecrim ou faça uma grinalda de ramos de alecrim e coloque pendurada na porta de casa ou embaixo da cama.
  2. Plante alecrim na frente de sua casa, para manter as energias negativas afastadas.
  3. Amarre em cima da porta de entrada da sua casa um saquinho conjurado preenchido de folhas secas de alecrim, assim tudo que por ali passar, obrigatória mente irá passar pela força protetora da erva.

- Purificação:
  1. Uma das principais ervas usada em banhos de purificação. Faça uma infusão dessa erva e tome um banho da cabeça aos pés.
  2. Dizem que lavar as mãos com uma infusão de alecrim antes do ritual substitui um banho de purificação.

- Intelecto/ aprendizado:
  1. Coloque um ramo de alecrim atrás da orelha ou beba chá de alecrim antes de uma prova difícil ou para estudar. O alecrim promove clareza mental.

- Amor/ casamento/ amizade:
  1. O alecrim está ligado à amizade, amor e alegria. Com essas intenções, você pode queimar o alecrim num braseiro para defumar o ambiente ou acenda um incenso de alecrim.
  2. Dizem que se uma mulher casada carrega folhas de alecrim em um saco de flanela azul com uma raiz inteira de Angélica, ela será o parceiro dominante na relação e haverá paz no lar e fidelidade no casamento.
  3. Usado em casamentos como símbolo de amor.

Rosmarinus tomentosus

Rosmarinus lavandulaceus
Rosmarinus officinalis albiflora

Rosmarinus officinalis Majorcan Pink


* O alecrim pode ser abortivo. Se estiver grávida, sempre consulte seu médico antes de utilizá-lo.
fontes de pesquisa:

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal :)