Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Cuide-se

Cuidar de si: básico, essencial para a vida, mas muitas vezes esquecemos. Alguns por se doar demais aos outros, alguns por não saberem, outros simplesmente não tem essa iniciativa, ou tudo junto.

Quando se pensa em "cuidar de si" geralmente vem logo à cabeça fazer exames, marcar consulta com o médico. Também faz parte, mas muito além disso, o cuidado existe nas pequenas ações do dia a dia, nas diversas escolhas que você faz a todo momento... o cuidado vai além do estado físico. Na verdade, o cuidado começa na sua mente. O que pensa, que energia atrai para perto, que atmosfera cria em torno de si.

É preciso acreditar no cuidado, investir um tempo apenas para si -- mínimo que seja -- e ter o compromisso consigo mesmo que esse tempo será usado para cultivar um corpo, uma mente, e um espírito saudável.

A maneira que esse cuidado será realizado é muito pessoal, seja em que nível for: banho de ervas, escalda-pés, alongamento, consumir uma comida saudável e nutritiva, ouvir uma boa música, ou ficar em silêncio, deitar na terra e trocar energia com ela, tomar um banho de mar e mesmo cuidar da aparência... enfim, o que você considerar necessário.

Os xamãs já diziam "não existe doença, existem doentes". Eu acredito piamente nisso. Para não nos deixamos adoecer, precisamos manter o cuidado conosco.

Para os filhos de santo, é tão importante cuidar da "cabeça" quanto do corpo. Ori é cabeça, da qual cuida um Orixá, e Exú "é corpo" diria um ogan que conheci. Ambas dimensões do ser são importantes e devem ser cuidadas. Vemos no candomblé indícios desse equilíbrio, por ex., as oferendas para Exú, que estão sempre presentes nos rituais para Orixá.

Eu acredito nesta visão holística de cuidado. Dentro das práticas da espiritualidade pagã, existem diversos momentos propícios para a sua concretização: uma delas, no caso das mulheres, durante a menstruação,  quando podemos elaborar variados tipos de celebrações de nós mesmas, nosso sangue, nossa feminilidade, nossa sacralidade.

Outro momento que acho muito bom para isso é durante os plenilúnios: além de ser um momento grande potencial, no Paganismo, honramos a Deusa, e nada mais justo que começar com a representação da deusa na Terra: nós mulheres, nós mesmas, nosso corpo, nosso espírito.

Resumindo:
- cuide-se antes mesmo de cuidar das outras coisas/pessoas
- cada um se cuida da maneira que lhe convém, mas é importante manter a harmonia entre o corpo/mente/espírito cuidando de todos os níveis do Ser de maneira equilibrada
- você pode escolher momentos periódicos e propícios para que esteja sozinha e bem consigo mesma. Eu escolho o período menstrual e as Luas Cheias.
- Cuidando-se, evitará estar doente.


E você, como se cuida?




Um comentário:

Sol Mascarenhas Neves disse...

Estou nessa querida.
Um beijo