Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Música e Criação

A música está em todo lugar do universo, não apenas no seu rádio. Os movimentos dos astros, o vento, o crescimento das plantas, o desenvolvimento do seu corpo, o respirar, o falar, amar... etc. Tudo possui um rítmo que deve pulsar em harmonia com o movimento de todo universo, como uma música infinita. Tomo emprestado um trecho do Silmarillion, livro de Tolkien, quando este descreve a criação do mundo de Arda através da música dos Ainur, regida por Iluvatar, que personalizaria "Deus", o Uno. Na minha opinião isso foi uma das coisas mais belas que já li sobre o tema "criação do mundo", acho q Tolkien conseguiu expressar em palavras sentimentos poderosos:

"E aconteceu de Ilúvatar - o Único - reunir todos os Ainur e lhes indicar um tema poderoso, desdobrando diante de seus olhos imagens ainda mais grandiosas e esplêndidas do que havia revelado até então; (...) Disse-lhes então Ilúvatar: - A partir do tema que lhes indiquei, desejo agora que criem juntos, em harmonia, uma Música Magnífica. (...) E então as vozes dos Ainur, semelhantes a harpas e alaúdes, a flautas e trombetas, a violas e órgãos, e a inúmeros coros cantando com palavras, começaram a dar forma ao tema de Ilúvatar, criando uma sinfonia magnífica; e surgiu um som de melodias em eterna mutação, entretecidas em harmonia, as quais, superando a audição, alcançaram as profundezas e as alturas; e as moradas de Ilúvatar encheram-se até transbordar; e a música e o eco da música saíram para o Vazio, e este não estava mais vazio. (...) Entretanto, quando eles entraram no Vazio, Ilúvatar lhes disse: - Contemplem sua Música! - E lhes mostrou uma visão, dando-lhes uma imagem onde antes havia somente o som. E eles viram um novo Mundo tornar-se visível aos seus olhos; e ele formava um globo no meio do Vazio, e se mantinha ali, mas não pertencia ao Vazio. E, enquanto contemplavam perplexos, esse Mundo começou a desenrolar sua história, e a eles parecia que o Mundo tinha vida e crescia."

Dizem os hindus que todo o Universo vibra em AUM, é a música do universo. Antes do Universo Manifesto (mundo dos nomes e das formas ), se encontra o Eterno Logos, Verbo fundamental de Deus, que contem em sí, em potência, todas as idéias, todos os nomes e todas as formas. O AUM é considerado o Som mais próximo desta Palavra Divina e origem de todas as demais. E afinal faz todo sentido, racionalmente falando, já que som é constituído de ondas que vibram, assim como a luz, a matéria, tudo imbuído do mesmo movimento.
Falo tudo isso para despertar ou reafirmar em quem está lendo, um valor maior ao que se ouve... não apenas músicas, mas sons do cotidiano. Não podemos "fechar os ouvidos" assim como fechamos os olhos, estamos a todo tempo recebendo estímulos auditivos, então vamos tentar nos expor o mínimo possível àqueles sons que nos levam à vibrações pouco interessantes... isso se refere a músicas ou ruídos. O livro Palpitar da Vida emprestado por amiga a mim, esclareceu-me muitos aspectos sobre este tema, é um livro muito bom para qualquer um ler, inclusive estou deixando o link para download do livro. (faça o download aqui)O homem desaprendeu muitas coisas nesse afastamento do mundo natural e de sua própria essência... desaprendeu a " ouvir", desaprendeu a dançar a música do Universo, perdeu o seu rítmo!
É muito importante nos voltarmos para isso agora, pois o que está fora de rítmo, e de sincronia, tende a desaparecer ou ser transmutado. Já passou da hora de mudar nosso destino para a segunda opção!
~~ que bons ventos tragam bons sons! ~~

2 comentários:

Ana Luiza disse...

Oba,que saudade do nosso cantinho!
Ainda bem que não abandonou o blog!(É,eu tenho sido displicente).
Beijos com os sonos de "trililim" de Imbolc!

Luiza disse...

testando comentários