Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Lammas

Sempre tem um sabbat que nos identificamos mais e outros menos...Particularmente esse sabbat semprepassava discretamente para mim...E como falar de um sabbat na qual eu tenha pouco afinidade?

Bem,resolvi tentar aumentar essa afinidade indo para a pesquisa...

Acho que para muitos esse é um sabbat confuso,a começar pelo nome...Lammas? Lughnassad (festa de Lugh)?

No hemisfério Norte essa festa equivale ao 1º de agosto,com o equivalente aqui sendo 1º de fevereiro,ou até 2 de fevereiro (sincretismo?).

Se para os que seguem a roda celta Lugh é o homenageado,para os que seguem a roda nórdica, Freyr parece ser a figura central, apesar de outras divindades também serem inicialmente homenageadas...

É uma festa de colheita, em que se agradece pelo colhido,pelos alimentos.

É difícil falar de colheita e trazermos para nossa realidade... Claro,o nosso típico arroz, feijão, nosso pãozinho, tudo isso depende da agricultura, plantio e colheita, mas creio que, principalmente para os que moram em grandes centros, fica difícil essa visualização,essa reflexão!

Nossa tendência é sempre mais pedir do que agradecer. Talvez seja um sabbat justamente para isso: para os agradecimentos e homenagens, um simples exercício da nossa fé.

Como um "para saber mais" de um sabbat com tantos nomes,deixo transcrito abaixo um texto do livro "Mistério Nórdicos" de Mirella Faur : 

"Freyfaxi ou Freyfest marcava o início da colheita na Islândia. A comemoração incluía um Blot para Freyr,Nerthus,Thor e Sif,corridas de cavalos,competições esportivas e feiras de produtos e ferramentas agrícolas. Antigamente,no mês de agosto,na Islândia reunia-se o Thing, a assembléia de governadores locais, dos juízes e dos sacerdotes, que era uma convenção política regional ou nacional, mas também religiosa e folclórica. O ponto alto da comemoração era uma benção geral,da terra, dos animais e das pessoas, nas quais invocavam-se todos os deuses e dousas,começando e terminando com uma homenagem a Tiw. 

O festival durava de 3 a 4 dias e sua data variava entre o dia 1º e 23 ou a Lua Cheia de Agosto. Devido a influência celta, esse festival passou a ser celebrado nos países nórdicos na mesma data do seu equivalente Lammas ou Lughnassad, no 1 ºdia de agosto, e seu enfoque deixou de ser a reunião do Thing e passou a ser uma comemoração da colheita dos cereais,a Erntefest. 

Agradecia-se a primeira colheita do trigo, centeio, cevada, aveia ou milho e assavam-se pães dos grãos recém-moídos, o que deu origem ao seu nome celta Loaf Mass, “A Festa do Pão”. Atualmente os grupos Asatru celebram,no dia 31 de julho, os deuses Thor e Sif,e em 1 de agosto Odin e Frigga, Frey e Freyja. Os rituais femininos homenageiam Nerthus, Erda, Fjorgyn,Sif e Nehelennia.

Nessa data,costumava-se doar comida aos pobres e oferecer a Mãe Terra pãezinhos com desenhos de rodas solares ou suásticas, em sinal de gratidão pelos seus frutos. Das colheitas guardava-se a primeira espiga cmo amuleto de sorte e deixava-se a última para Sleipnir,o cavalo de Odin.

As runas correspondentes são Ansuz(de Odin),Uruz e Thurisaz(associadas a Thor),Jera(colheita) e Erda(Mãe Terra)."

Nenhum comentário: